A Heinz Dreeskornfeld GmbH & Co. KG, fabricante de produtos de metal com sede em Bielefeld, na Alemanha, possui dois sistemas de armazenamento automático para chapas de metal. Com mais de 100 metros de extensão, os modelos STOPA Universal, fabricados pela STOPA, representada no Brasil pela Andrótica, operam cerca de 40 toneladas de material todos os dias e foram projetados para abrigar quatro tamanhos diferentes de pallets.
A empresa adquiriu o primeiro equipamento em 2010. Já o segundo storage chegou à fábrica em 2015. Eles foram fundamentais para organizar a extensa gama de materiais produzida pela empresa e garantir a utilização eficiente do espaço. Além disso, garantiram fácil acesso aos objetos, controle do estoque e aumento de produtividade dos colaboradores.
Marcus Dreeskornfeld, sócio-gerente da empresa, diz que a decisão de investir nos sistemas de armazenamento foi, primeiramente, para solucionar a falta de espaço e garantir sua organização. “Tínhamos uma enorme quantidade de chapas de metal que ocupavam cerca de 50% do nosso estoque. Adquirimos um primeiro sistema e percebemos que um segundo, nos permitiria aumentar a nossa demanda produtiva”, explica.
Uma estação para quatro tamanhos de chapa de metal
Um destaque do novo STOPA UNIVERSAL (com 725 locais de armazenamento) é a entrada de mercadorias, tornando possível armazenar diferentes formatos. Como especialista em customização soluções, a STOPA desenvolveu um conceito com uma mesa elevatória de tesoura estacionária. Equipada com pinos de carregamento, eles movem e dependendo do formato, são sustentados por um transportador de corrente, que favorece a organização de acordo com os formatos das chapas.
A empresa, que possui aproximadamente 100 funcionários e divide sua produção em três turnos, utiliza o STOPA UNIVERSAL para distribuir materiais para doze sistemas de corte a laser.
Equipe mais produtiva
O aumento da produtividade dos operadores
foi aprimorado com a instalação do segundo sistema de armazenamento. Marcus Dreeskornfeld
tira uma conclusão desse movimento. “Graças ao investimento no segundo sistema,
aumentamos nossa capacidade operação e sabemos ao certo tudo o que armazenamos
em nosso estoque. E nos transformamos em um verdadeiro centro de expertise no
processamento de chapas metálicas", finaliza.